quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A importância do Asset-Liability Management – ALM sob a perspectiva do gerenciamento estratégico de uma EFPC ou EAPC – Parte II.

           Para obter melhor entendimento do tema, sugiro a leitura do artigo anterior, onde eu descrevi o processo de avaliação determinística, caso contrário terão dificuldades de entender a importância do tema ALM, segundo a perspectiva abordada neste artigo.
Diferente da análise determinística, a análise estocástica é baseada em testes probabilísticos em que o comportamento futuro do plano é projetado estatisticamente a partir de múltiplos cenários, em que as ocorrências obedecem a uma determinada distribuição de probabilidade. Um exemplo típico de teste probabilístico a ser considerado é representado por uma árvore de probabilidade de uma projeção estocástica, considerando a distribuição de freqüência do tipo Bernoulli para eventos de sobrevivência e persistência no âmbito de um plano de aposentadoria.
O ALM é uma ferramenta que utiliza processo estocástico. A título de exemplo, consideremos um EAPP ou EFPC que tem como objetivo básico acumular recursos para honrar os benefícios que serão pagos no futuro aos participantes. Para que esse objetivo seja atendido, os produtos comercializados captam poupança de longo prazo que deve ser adequadamente investidas de forma que os retornos obtidos sejam suficientes para garantir o pagamento dos benefícios que a Entidade se comprometeu realizar. Neste sentido, a atividade de gestão de recursos deve ser considerada estratégica para tais entidades, pois viabiliza o atendimento do objetivo básico, o pagamento dos benefícios.
 A finalidade do ALM é estabelecer uma estratégia de aplicação dos ativos financeiros no longo prazo. Procura-se compatibilizar o fluxo de entrada de recursos com o pagamento de benefícios futuros de modo que a entidade obtenha ao longo do tempo a melhor rentabilidade possível, ou situação ótima.
Os economistas conhecem bem o valor do custo de oportunidade, bem como as perdas que poderão advir da adoção de uma política equivocada da aplicação desses recursos. Existem vários tipos distintos de risco que afetam a gestão de uma Entidade dessa natureza, tanto do lado dos ativos quanto dos passivos atuariais dos planos. Dentre eles destacamos: (i) o risco de mercado que está associado às incertezas que geram oscilações de preços praticados diariamente pelo mercado para determinados tipos de ativo; (ii) o risco de crédito que está associado à perda potencial relativa ao risco financeiro, ético ou moral de determinada obrigação ou devedor; (iii) o risco operacional que está associado à ocorrência de problemas relacionados a controle e procedimentos operacionais inadequados; (iv) o risco de liquidez associado à dificuldade de se converter determinado ativo em dinheiro, ou seja, de ter que se vender o ativo a um preço teoricamente satisfatório, perdas do custo de oportunidade ou deságio; e finalmente, (v) os riscos atuariais em função da adoção de premissas atuariais que divirjam da realidade, levando a projeções e cálculos imprecisos dos passivos atuariais.
A participação do atuário na condução desse processo é condição essencial para o sucesso de estudos desta natureza. Ninguém melhor que ele está capacitado para estabelecer a estrutura de modelagem do passivo. Nos Estados Unidos e na Europa, os atuários participam ativamente como condutores deste processo. No Brasil tal perspectiva de atuação é recente. Abre-se uma nova porta para a atuação desses profissionais. Da mesma forma, espero que, em breve a grande maioria das empresas procurará imprimir maior tecnicidade na apuração dos custos e obrigações dos produtos que comercializam no mercado abandonando aos poucos os modelos determinísticos de avaliação e optando por empregar os modelos estocásticos de avaliação atuarial. Quando isso ocorrer, certamente o mercado terá dado um grande avanço. 

Marco Pontes é diretor da LG&P Advisory Services, membro do IBA e da Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP. Email: marco.pontes@lgpconsulting.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário