sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Na busca da primeira experiência profissional

     O nível de exigência das empresas aumentou muito, comparativamente à época que os jovens da minha geração buscavam uma oportunidade no mercado de trabalho. Era muito comum no passado encontrar anúncios com os seguintes dizeres. “Procuram-se jovem com formação superior”.“Não é preciso ter experiência profissional anterior, mas boa apresentação é indispensável”. Normalmente você se deparava com uma editora em busca de vendedores. Esses tipos de anúncio não existem mais.
     Entre as principais exigências que as empresas fazem hoje, destaco: ter proficiência em idiomas, conhecer informática e possuir um curso de MBA. Quem dispõe desses atributos tem melhores chances de obter uma colocação. Mesmo assim não é fácil. Quem não teve a oportunidade de investir em um segundo idioma ou de fazer um curso de MBA não significa que não terá uma oportunidade. Os jovens dispõem de uma grande vantagem, perante os profissionais mais experientes, isto é: o tempo. Portanto tenha em mente que nunca é tarde para superar uma eventual defasagem que tenha em relação a um ou outro requisito exigido por uma empresa.
     Uma questão chave para superar esse desafio e ter claro que o planejamento é importante. Portanto construa um projeto com metas factíveis de serem alcançadas e ponha em prática. Se você estabelecer metas difíceis de serem cumpridas às chances de desistir são maiores. Planeje-se com cuidado e estabeleça um plano de ação para alcançar seus objetivos de curto, médio e longo prazo, especialmente na carreira profissional. Se você fizer isso poderá, com o tempo, observar que muitas dificuldades ou barreiras que, eventualmente, tenha ficarão para trás e suas chances aumentarão, significativamente. Por ora vão algumas dicas, conforme segue:
O que você realmente quer? Pode parecer uma pergunta, sem sentido, mas não é. Esse exercício ajuda muito encontrar caminhos.
Estabeleça prioridades: Faça um plano viável de ser implantado e siga-o com disciplina para atingir os resultados que deseja.
Saia da toca: Faça contato com o maior número de pessoas para aumentar sua rede de contatos. Não perca o vínculo com seus colegas da faculdade que já obtiveram uma colocação. Mantenha contato com os profissionais que atuam na área que deseja atuar. Participe de eventos de recursos humanos para saber mais o que eles pensam e, dos eventos de sua profissão. Mostre-se para as pessoas.
Aprenda a ouvir: Ouça com atenção às pessoas. Jamais subestime um interlocutor. Administre a ânsia de falar. Fale menos e ouçã mais. Muitas vezes pessoas dizem coisas que são de grande utilidade e deixamos passar em branco ou não damos o devido valor.
Controle a ansiedade: Costumo dizer que existem dois tipos de ansiedade. A ansiedade positiva que contribui para seu crescimento, e a ansiedade tóxica que resulta no fracasso de uma iniciativa. Um exemplo de ansiedade positiva é quando estamos super motivados para concluir um projeto e, a ansiedade serve como combustível para você encontrar o sucesso. Já a ansiedade tóxica é aquela que coloca tudo a perder e que todos nós estamos familiarizados.
Mantenha a curiosidade desperta: Uma das principais qualidades que um profissional deve perseguir é a busca por novos conhecimentos. Não acredite que o conhecimento que adquiriu será suficiente para alcançar sucesso na sua carreira. Se você acreditar nisso, inevitavelmente ficará acomodado. A acomodação evolui para a estagnação. Mantenha a chama por novos conhecimentos, permanentemente acesa em busca de aperfeiçoamento.
Seja persistente: Melhor, persiga com obstinação seus objetivos. Na qualidade de ser humano estamos suscetíveis ao sentimento de tristeza e desânimo. Isso faz parte da natureza humana, mas não permita que isso tome muito de seu estado de espírito.
     Embora o nível de exigência quanto à qualificação seja cada vez maior, as empresas valorizam outros atributos, igualmente importantes, tais como: ética, responsabilidade, dedicação, empenho, capacidade de trabalhar em equipe, espírito colaborativo, humildade e lealdade, entre tantos. Portanto não desanime.
     Diferente da época que entrei no mercado de trabalho, onde os jovens com formação superior conseguiam trabalho com muito mais facilidade e tinham como conselheiros, a família e os amigos, hoje além da família e dos amigos, a internet é um importante aliado para ter um melhor desempenho em uma entrevista. Lá você encontrará muitas dicas para estar melhor preparado. São dicas valiosas que sugiro pesquisarem. Mas, gostaria de compartilhar com vocês um link que foi postado no LinkedIn, recentemente. O link reproduz um episódio que ocorreu em um processo de seleção de uma prestigiosa empresa, quando o candidato foi solicitado a descrever sobre sua experiência profissional. Veja abaixo desse parágrafo. Vale à pena ler. O segundo link aborda os dez´erros mais cometidos em uma entrevista. Sucesso em sua busca pela primeira colocação profissional.


Marco Pontes é diretor da LG&P Advisory Services e membro da Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP.

2 comentários:

  1. Olá Marco, vi a indicação do seu blog no Linkedin e achei este artigo bem interessante, pois vivo bem esta exigência... estou buscando recolocação, tenho duas graduações, 3 idiomas, experiência na minha área, mas ainda assim não estou conseguindo nada que queira pagar decentemente (mínimo para sobreviver em uma cidade como São Paulo), então de fato muitas coisas estão erradas ou não entendi ainda qual é o caminho. Mas gostei das dicas! Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Cara Candi. Muito tem se dito sobre o aquecimento do mercado. Segundo meu entendimento esse aquecimento está restrito a alguns setores da atividade econômica, especialmente ao setor de infraestrutura. Pelo que descreveu tens boas qualificações para pleitear uma posição no mercado. Em breve encontrará uma posição alinhada aos seus objetivos. Desejo meus sinceros votos de sucesso. Don´t give up!

    ResponderExcluir