terça-feira, 28 de setembro de 2010

Onde os atuários podem encontrar oportunidades de trabalho?

Um jovem estudante do curso de Ciências Atuariais preocupado em direcionar sua carreira fez o seguinte questionamento.  ”Além das opções tradicionais, existem outras áreas em que o atuário pode encontrar trabalho”? Antes de responder a pergunta gostaria de fazer uma abordagem do passado.
Três décadas atrás achar um atuário era uma tarefa difícil. Era possível encontrá-los em órgãos públicos, tais como: SUSEP, Ministério da Previdência Social, a antiga Secretaria de Estatística e Atuária da Secretaria de Previdência Complementar. No IRB, empresas seguradoras, fundos de pensão, montepios e algumas poucas empresas de consultoria que atendiam o mercado segurador e os fundos de pensão.
Essa dificuldade era justificada em parte pelo fato de muito poucas instituições no país ministrar o curso de Ciências Atuariais. A UFRJ foi pioneira. Para os interessados, a opção do vestibular era na área de Matemática. Após o segundo ano, o aluno fazia a opção por uma das seguintes áreas: estatística, informática, licenciatura ou ciências atuariais. Mais tarde outras instituições passaram a oferecer o curso. A SUESC no Rio de Janeiro. Hoje a UERJ também oferece o curso. Em Porto Alegre, a UFRGS. A USP que oferecia a opção fechou o curso por falta de procura, reabrindo em 2003. A PUC/SP passou a ser o único pólo de formação por muitos anos em São Paulo. Depois outros estados da federação passaram a oferecer. A PUC de Belo Horizonte, a Universidade de Brasília, entre outras. Há que destacar o esforço pessoal de dois profissionais obstinados que tomaram a iniciativa de levar o curso de Ciências Atuariais para Fortaleza e Curitiba. O professor Emílio Recamonde no Ceará e o professor Osny Dacol da FESP no Paraná.
Voltando ao questionamento do jovem estudante. Além das entidades que mencionei no segundo parágrafo, as oportunidades para atuação dos atuários são variadas. Muitas delas resultantes de iniciativas dos órgãos reguladores, tais como SUSEP, ANS, PREVIC, CVM e BACEN que desenvolveram um volumoso aparato regulatório que fez aumentar, significativamente o nível de responsabilidade das empresas que estão subordinadas a fiscalização desses órgãos.  Diferente de alguns colegas eu entendo que o atuário tem um campo amplo no mercado de trabalho. Eu diria que além das oportunidades tradicionais que é de conhecimento, as maiores oportunidades podem ser encontradas em empresas de auditoria, bancos e grandes empresas e grandes corretoras de seguros.
As empresas de auditoria externa passaram a contratar atuários por diversas razões. Em vista de estarem proibidas de dividir a opinião nos pareceres contábeis para fundos de pensão, seguradoras e empresas que administram planos de saúde ou porque a qualificação de base matemática dos atuários é muito útil nas diversas unidades onde tais empresas desenvolvem projetos. Eu, particularmente tive o privilégio de dar início à prática atuarial em duas das denominadas big four que hoje possuem em seus quadros atuários desenvolvendo projetos em diversas áreas dessas empresas.
Os bancos, face os instrumentos que foram criados pelo BACEN que exige mais tecnicidade na gestão de riscos dessas instituições. Basiléia II é um exemplo. Ela trouxe um foco maior quanto á gestão de risco, em grau similar ao exigido para Seguradoras.  Nas áreas de auditoria interna e compliance, também é possível encontrar oportunidades. Destaco ainda como opção as áreas de investimentos. Na Europa e Estados Unidos, os atuários sempre estiveram presentes nesse mercado em vista da formação de base matemática que os cursos de atuária podem oferecer. No Brasil é uma novidade que deve ser considerada pelos jovens atuários.
Nas grandes empresas é possível encontrar oportunidades na área de Recursos Humanos. A participação do atuário é bem vinda no desenho da cesta de benefícios que as empresas oferecem aos empregados e dirigentes, bem como na mensuração dos compromissos. Muitas empresas de grande porte realizam a gestão de risco, internamente e o atuário pode contribuir bastante com sua formação.
As grandes corretoras de seguros, também são uma boa opção, especialmente pelo fato de atuarem como consultores desenvolvendo soluções para seus clientes nas áreas de benefícios, saúde e de seguros.
Nos últimos anos a ANS têm procurado regular o mercado de saúde. Aqui, também é possível encontrar oportunidades de trabalho.
Com a abertura do mercado de resseguros à iniciativa privada, às resseguradoras passaram a ser uma boa opção para os atuários. Contudo, ainda de forma tímida, pois estão iniciando as operações.
É importante salientar que procurar especialização e investir na carreira é essencial para estar em melhor condição para explorar um mercado ou outro de atuação. As oportunidades sempre estão aparecendo, especialmente para quem é jovem e está procurando.
Sugiro a leitura dos artigos “Na busca da primeira experiência profissional” e “Mantendo talentos na organização” que postei no blog. Eles podem ser úteis para quem  esta buscando trabalho.  Boa sorte!
Marco Pontes é diretor da LG&P Advisory Services, membro do IBA e da Academia Nacional de Seguros e Previdência - ANSP

4 comentários:

  1. Não sou jovem e vejo o sr. usando muito este adjetivo. Seguramente quebrarei a barreira dos 40 ao fim do curso de Ciências Atuariais da UFPB (João Pessoa-PB)... mas vi que essa profissão está no sangue e desejo crescer nela, aprender bastante e ganhar muito dinheiro. Meu filho menor será um dos atuários do futuro que responderá à pergunta "Por que você escolheu esse curso"? dizendo que seu pai ganha bastante dinheiro, é feliz com a profissão e ele sonhava com a profissão desde pequenino.

    Marcelo Henrique
    João Pessoa-PB

    ResponderExcluir
  2. Caro Marcelo, obrigado por seu comentário. Desculpe não ter visto quando fez o registro. Um dos fatores de sucesso na profissão é gostar do que está fazendo. É um grande passo. Desejo muito sucesso para você e seu filho. Cordiais Saudações.

    ResponderExcluir
  3. Olá Marco Pontes , vejo que voce é uma pessoa que está por dentro de todo esse assunto de atuária .
    Gostaria de te pergunta se hoje as empresas continuam contratando estagiarios para esse curso .
    estou ansioso pra começar a graduação , e também a trabalhar . irei começar na uerj no meio do ano agora .

    um abraço

    Leonardo Braga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo. Parabéns pela opção. Desejo sucesso para você. As empresas continuam contratando. Procure por processos de seleção para trainne nas empresas de consultoria (Mercer, Towers Watson, AOn, Ernst & Young e as demais big four. Procure também nas empresas de seguro. Boa sorte. Abs.

      Excluir