quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A importância do Asset Liability Management – ALM sob a perspectiva do gerenciamento estratégico de uma EFPC ou EAPC – Parte I.

A gestão estratégica de uma Entidade Aberta ou Fechada de Previdência Complementar é complexa, pois envolve a administração de diversos tipos de riscos. Neste artigo pretendo focar a importância do ALM como uma ferramenta eficaz no processo de gerenciamento de uma instituição que administra recursos de médio e longo prazo, bem como a importância do atuário no processo de definição da política estratégica de aplicação dos recursos financeiros dessas empresas.
Em 1962 Alfred Chandler descreveu em seu trabalho intitulado Strategy and Structure: Chapters in History of the American Industrial Enterprise, estratégia como sendo “a determinação de metas e objetivos básicos de longo prazo de uma instituição e a adoção de medidas de ação e alocação de recursos necessários para se atingir aqueles objetivos”.  Asset significa (Ativo), Liability (Passivo), Matching (casamento) e Modeling (Modelagem).
O conceito de ALM é amplo. Ao mesmo tempo em que se constitui uma ferramenta para gerenciamento de risco, visto que engloba todos os instrumentos de controle de riscos, é também uma ferramenta de gestão estratégica de grande valor para o administrador, pois abrange o planejamento dos planos ou produtos comercializados por essas entidades. O objetivo básico de uma Entidade Fechada ou Aberta de Previdência Complementar - EFAPC é acumular reservas capazes de honrar os benefícios junto aos participantes ou segurados no futuro.
O ALM deve levar em consideração as particularidades de cada organização para que se possa atingir às melhores expectativas que essa ferramenta oferece aos gestores.
O Mathing e o Modeling são conceitos derivados da aplicação estratégica do ALM. Todos estão familiarizados com o conceito de entrada de recursos em caixa, sejam eles provindos dos prêmios ou das contribuições recebidas, ou mesmo rentabilidade obtida no mercado por essas entidades ou com as saídas de caixa, quer seja por pagamento de sinistros no caso de seguro ou de rendas e pecúlios.
O estrutura do ALM no caso de uma EAPC ou EFPC que recebe recursos, não prevê só os prêmios de apólices vigentes e futuras, como também o carregamento, a taxa de administração de fundos, os resgates de títulos com maturidade pré-definida, a valorização/desvalorização de ações, os ganhos com instrumentos derivativos e o diferimento de agenciamento e impostos que compõem a cesta de variáveis que são consideradas no processo de avaliação.
Tendo como exemplo um plano de aposentadoria, administrado em uma EFPC ou EAPC, o modelo ALM assume uma magnitude de importância à medida que as práticas correntes no Brasil de avaliação atuarial são, em sua grande maioria, adotadas com base em modelos determinísticos.
Para compreender na prática os conceitos de modelo determinístico e modelo estocástico de avaliação, apresento a seguir um exemplo típico de avaliação de um plano e previdência, segundo o modelo determinístico. Na prática, calcula-se uma esperança matemática do valor da provisão matemática com base em valores futuros de benefícios multiplicados pelas suas probabilidades médias de ocorrência. Em suma, no longo prazo, tal metodologia implica que um determinado plano tem uma “probabilidade de ruina”de 50%, isto é, em 50% dos casos os recursos não serão suficientes para pagar os benefícios, exigindo aportes adicionais e não-programados do patrocinador ou administrador do fundo para cobrir a lacuna.
A análise determinística é baseada em testes de cenários específicos que simulam o comportamento futuro do plano.  Não quero com essa afirmação apregoar que o emprego de modelos determinísticos são inviáveis, pois as empresas, em geral, utilizam salvaguardas para compensar esse efeito adverso que os modelos determinísticos trazem. É possível compensar as oscilações e os efeitos adversos advindos do emprego de modelos determinísticos por meio do emprego de hipóteses mais conservadoras em vez de hipóteses realísticas, à guisa de majorar as reservas técnicas para compensar o risco de não provisionamento de uma possível oscilação na reserva ou mediante compensação ou por meio de uma reserva com a finalidade de cobrir uma possível insuficiência. Nos balanços dessas Entidades, normalmente esses valores estão registrados na Reserva de Oscilação de Riscos. Ainda assim, os órgãos reguladores cientes destes desvios procuram criar salvaguardas. Um caso típico no âmbito da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP foi exigir do mercado a constituição da Provisão de Insuficiência de Prêmios – PIP e no caso de plano de aposentadoria, a Provisão de Insuficiência de Contribuição – PIC. Ação similar a PREVIC por meio de referências mínimas para realizar as avaliações atuariais dos planos. Continua.........

Marco Pontes é diretor da LG&P Advisory Services, membro do IBA e da Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP. Email: marco.pontes@lgpconsulting.com.br

4 comentários:

  1. Protecting your assets is very important. It would really be imposible to make a business prosper without good and usefull assets.
    montana llc

    ResponderExcluir
  2. Especially in the current economic environment in which the rates of return to remunerate the capital are reduced and the risk is high. Thanks for your comment. Best Regards.

    ResponderExcluir
  3. Olá Marco Pontes, tudo bem ?

    No segundo semestre deste ano ( 2015 ) iniciarei o curso de Ciências Atuarias na FMU-SP, porém sou formado em Seguros e Previdência e já atuo na área em uma corretora. Observei que o cursos para atuário não necessita de estágio, sendo assim, não tenho pretensão de fazê-lo, mas tenho medo de perder espaço no mercado por conta disso. O Sr. acha que se eu nao fizer o estágio será prejudicial a minha carreira atuarial ? O que pode me orientar ?

    Obs: O meu maior receio é que atualmente recebo um salário razoavelmente bom e sou casado e tenho filho pequeno, seria complicado ficar com um salário de estagiário no momento.

    Agradeço seu retorno,
    Roger Pereira

    ResponderExcluir
  4. Roger. Eu recomendo que você faça o estágio se pretende atuar como atuário. Abs.

    ResponderExcluir