segunda-feira, 15 de abril de 2013

O VGBL Saúde

Na semana passada assisti a apresentação do Sr. Osvaldo Nascimento, presidente da FENAPREVI no CVG sobre o tema. A íntegra da apresentação pode ser acessada no ícone "Material" deste blog. A seguir destaco alguns pontos interessantes da apresentação realizada.

No slide 5 é feita a projeção da dinâmica demográfica brasileira que aponta o encerramento do ciclo do Bônus Demográfico Brasileiro - BDB no meio da década de 2030. O BDB é um dos maiores indicadores de crescimento que uma nação pode ter, isto é, um dos elementos que geram oportunidades para desenvolvimento de produtos que contribuem para aumentar o nível de poupança interna de uma nação. Todavia isso somente será possível se o país avançar nas reformas fiscal e da previdência, caso contrário teremos falhado com as gerações futuras e perdido, talvez a melhor oportunidade para crescer de forma sustentada.

O slide 6 indica que a dinâmica demográfica brasileira está próxima da China e da média mundial e ainda distante de países como França, Itália, Espanha e Alemanha países com alto índice de população idosa.

O slide 7 aponta o quanto é elevada as despesas públicas com a Previdência Social Brasileira comparativamente  ao PIB/GDP, apesar da população aposentada ser significativamente menor do que a dos países mencionados no parágrafo anterior. Isso é alarmante e, reforça a necessidade das reformas.

Do slide 12 ao 15 podemos observar que apesar da cultura da previdência complementar ter avançado bastante nas últimas décadas, ainda estamos muito distantes dos mercados maduros e da média OCDE que gira em torno de 75% do PIB/GDP. Os ativos dos fundos de previdência complementar (fundos de pensão fechados e das EAPCs) representam apenas 15% do PIB. Considerando que temos uma economia estabilizada, uma taxa de inflação controlada e uma taxa de juros baixa, a única justificativa para não termos avançado mais é a pesada carga tributária que recai sobre às empresas e a população.

Quanto ao produto analisarei em uma próxima ocasião com mais detalhes. Entretanto para que seja possível encontrar solo fértil para ser disseminado é necessário a combinação de três fatores. Redução da carga tributária (sobre empresa e a população), participação da empresa no custeio e o aumento da renda do trabalhador, caso contrário receio que o objetivo não será atendido.

Boa semana.

Marco Pontes

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário