quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Sobre mudanças

Em um mundo globalizado onde tudo muda o tempo inteiro e com velocidade extrema, é preciso estar atento e ser flexível, independente da faixa etária na qual você está inserido. Isso vale para profissionais em início de carreira ou experiente. Sob essa perspectiva acomodar é assinar seu atestado de óbito. O comodismo leva a estagnação e impede o crescimento profissional.


No contexto empresarial, as empresas sempre valorizarão os profissionais que não se contentam com as coisas do jeito que estão. É absolutamente verdadeira a afirmação de que “os empregados que gostam de desafios são valorizados pelas empresas”. Todavia, mudar requer planejamento e saber bem o que se quer.

Mudar é essencial, mas saber mudar é imperativo. Seja diante de tarefas novas, seja diante de atividades impostas por sua liderança. Talvez essa seja uma das características mais exigidas pelas empresas na atualidade, especialmente no ambiente competitivo que vivemos onde as metas são desafiadoras e a competição é acirrada. O ditado “em time que está ganhando não se mexe” deixou de ser uma verdade absoluta há muito tempo.

A ordem nas organizações é mexer, pensar fora do cercado, ter um olhar diferente e agir com ousadia. Os profissionais que não lidam bem com mudanças costumam ser vistos como reativos e inflexíveis. Essa marca é fatal para quem deseja crescer profissionalmente. Também é natural que mudanças geram insegurança, entretanto sempre teremos novos desafios no dia a dia, com situações diferentes que se apresentam no cotidiano. Portanto, aprender a reagir de formas variadas, sem ter medo de errar é essencial no mundo de hoje.

Mudanças não devem ser vistas como algo negativo que vai tirá-lo da zona de conforto, mas como desafios. Mudar requer sabedoria e flexibilidade. Mudar é trazer para o cotidiano novos hábitos, comportamentos e, sobretudo, a inovação tal qual a vida no impõe. E a inovação é um dos principais atributos que podemos oferecer aos nossos empregadores, pois é um fator diferencial no mundo corporativo.

Isto posto evite mostrar-se resistente às exigências de seu empregador ou de seu cliente e acredite que uma mudança de postura é fundamental para qualquer profissional alcançar o sucesso. Afinal das contas você é o principal responsável por sua carreira.

Marco Pontes


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