quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Os custos das seguradoras com regulação

O site da Insurance Age publicou um artigo interessante sobre o aumento dos custos de regulação das empresas que atuam no mercado de seguros. O link do estudo consta abaixo:

http://www.insuranceage.co.uk/insurance-age/news/2223944/insurer-regulation-costs-hit-gbp730m

Um colega de profissão destacou no site da rating os seguintes aspectos do artigo:

1) Nas seguradoras, os custos anuais com regulação chegam a £ 730 milhões (entre taxas para o órgão regulador, salários, serviços, etc).

2) Esse número total representa aproximadamente 1% do faturamento das empresas.

3) No último ano, as taxas de regulação, especificamente, tiveram um aumento de 36%, passando de £ 29 milhões para £ 40 milhões.

4) Nos últimos três anos, os custos de regulação tiveram, na média, um aumento de 75% e, em algumas empresas, uma variação de 400%!

5) 86% das seguradoras disseram que seus negócios estão bem mais complicados do que há três anos, e 92% confirmaram que a regulação foi um dos principais motivos.

6) Pelo menos, um aspecto positivo: 68% das empresas acreditam que esse novo cenário pode proporcionar uma vantagem competitiva para muitas seguradoras, com benefícios para o consumidor final.

Acreditto que Requerimentos Excessivos e Desproporcionais de Capital, por exemplo pode gerar danos potenciais para as instituições de seguros. Portanto, entre os itens destacados acima eu tenho minhas dúvidas quanto ao fato do aumento das exigências regulatórias gerar vantagem competitiva com benefícios para o consumidor final. Penso que uma das maiores consequencias é o aumento da concentração do mercado o que é ruim para o consumidor final.

Marco Pontes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário